Baixos de Steve Harris

Réplica do Fender Precission
         
O primeiro baixo de Steve foi uma cópia de um Fender Precision, que lhe custou 40 libras, aos 17 anos de idade. Podemos ver pela foto que o Headstock é diferente do Fender Precission. Apenas o corpo era parecido e o escudo era preto. Steve usou esse baixo em 1973, quando tudo começou. 
























Fender Jazz Bass em 1975

No primeiro show do Iron Maiden, no Cart & Horses, em 1975, Steve Harris apareceu pra música com um Jazz Bass Sunburst e tortoise pickguard. Ele usaria esse baixo por apenas mais 2 anos para ficar de vez no Precission Bass. Esse mesmo baixo ele também usou nas bandas antigas, Influence, que depois virou Gypsy Kiss, e a última antes do Maiden, Smiler.



Danelectro Longhorn Bass

Esse baixo é de uma época desconhecida. Presumisse que ele possuiu esse modelo no começo da carreira, por se tratar do modelo usado por seu ídolo John Entwistle, do The Who. O baixo dele era branco com escala Rosewood. Por não ter registro em foto, coloquei uma do baixo com John tocando com o The Who.



Fender Precission branco com escudo preto

Continuando a apresentação dos baixos utilizados por Steve, apresento mais esse Fender Precission totalmente branco e com escudo preto. Esse modelo foi usado após a sua réplica do precission de 40,00 Libras e do Fender Jazz Bass, onde usou até 1982. Esse branco poucos anos depois, virou Royal Blue clássico.



Fender Precission preto com escudo preto

Pouco antes da assinatura com a EMI, Steve já usava seu Fender Precission preto com escudo preto. Braço em maple com escala também em maple. O que se sabe é que o preto foi transformado em Royal Blue, que virou o baixo clássico dele.


Ibanez Roadster 824 BK

Esse baixo Ibanez, Steve usou nas gravações do clip "Run To The Hills". É um baixo preto com tarrachas prateadas e botões dourados. Braço e escala em maple. Hoje em dia está bem difícil achar esse modelo.


Fender Precission preto com escudo branco

Esse baixo ele usou apenas na Tour do The Number. É um baixo totalmente original. Não tinha nenhuma modificação. Ponte Fender original e captação também Fender original.




Fender Precission Royal Blue

Falar desse baixo é muito foda. A partir da Number of The Beast Tour, em 1982, Steve passou a usar o tão famoso Fender Precission Royal Blue. Esse baixo marcou época e é a marca do Steve, tanto que existe um Signature da Fender com esse modelo. Ele usou com bastante frequencia até a tour do No Prayer For The Dying. A partir dela, usa esporadicamente nas tours que se seguem. 
Este baixo apresenta um acabamento Royal Blue metálico, com um escudo espelho cromado, corpo alder, vintage-tom maple braço de uma peça com 20 trastes médio-jumbo, uma ponte Badass ® II, Seymour Duncan ® Basslines SPB - uma bobina split-Precision Bass pickup, chrome hardware, Steve Harris Signature Rotosound ® strings personalizadas e assinatura Harris sobre a volta do cabeçote.




Fender  Precission Quadriculado

Em 1984, Harris radicalizou em sua pintura no baixo... Quadriculado. Usando dois baixos com as mesmas configurações e mudando apenas na cor da escala. Um baixo com escala em Maple e outro com escala em Rosewood. Eu particularmente, achei sensacional esse modelo. Abaixo estão os dois modelos para vocês conferirem. Esses baixos foram usados em alguns shows nas Tours do Powerslave, Somewhere In Time, Seven Son e  No Prayer For The Dying. Reza a lenda que ele usou na Piece On The Road.


Steve também usou o mesmo baixo quadriculado, só que com escala em maple. Ambas as peças são lindíssimas. Alguns anos depois, Harris usou o baixo no clipe de Virus.




























Lado Bass Signatures

Em 1984, Steve Harris usou pela primeira vez uma baixo LADO. No vídeo de Aces High e 2 Minutes To Midnight, Steve usa um baixo Lado Signature Unicor Bass. Confira na foto abaixo esse modelo.



Nessa mesma Tour, ele usa outro modelo de baixo Lado, um Signature Falcon Bass, conforme fota abaixo. Pena que nunca vi a venda esse modelos. Esse será muito difícil de ter em minha coleção.




Roland Bass Synth

Esse modelo Roland, foi utilizado nas gravações do Somewhere In time e do Seventh Son Of A Seventh Son. Nunca usou em palco.




O 1º Signature da Fender Precission

Esse foi o primeiro Signature de Steve Harris na Fender. Ele tinha o escudo em vinho espelhado e os captadores eram Seymour Duncan spb-1. No Headstock vinha o nome do Iron Maiden e a assinatura de Steve. A ponte já era a Badass II.




Fender Precission - Clássico do West Ham

Bem, esse baixo se tornou o maior clássico de Steve Harris em todos os tempos. Apesar do Royal Blue ter sido lançado com signature pela Fender, não chega aos pés do sucesso que esse baixo faz. Um bom luthier que trabalhe bem com pintura, pode customizar um precission igual ao do mestre, com o escudo do West Ham United, time pelo qual Steve torce.




Fender Precission vermelho com escudo espelhado

O Precission vermelho com escudo espelhado, foi usado na Tour do A Matter Of Life and Death. Ele alternava com o clássico branco do West Ham.



Esse mesmo baixo, Steve usou na Tour do seu trabalho solo, o British Lion.



Nenhum comentário:

Postar um comentário